No dia 10 Dezembro a Escola Profissional de Barcelos sensibiliza para a “Igualdade”

Esta iniciativa visa sensibilizar os alunos e comunidade para este dia que tem como objetivo a promoção para a defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo. Este ano é dedicada ao tema da igualdade (Equality – Reducing inequalities, advancing human rights).

O tema faz referência ao artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que refere que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Sabias que:

O Dia Internacional dos Direitos Humanos comemora-se anualmente em 10 de dezembro, a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948.

Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

  • Direitos Humanos

Visita técnica dos Alunos dos cursos profissionais de Eletrónica da Escola Profissional de Barcelos ao IPCA.

De forma a consolidar competências potenciou-se em parceria com o IPCA aos nossos alunos a possibilidade de conhecerem o laboratório – 2Ai (Applied Artifical Intelligence Laboratory).
Com esta experiência em contexto real, os alunos tiveram a oportunidade de assistirem a demonstrações e partilha de conhecimentos que permitem a consolidação de competências nas áreas da robótica e eletrónica, entre outras.
Este laboratório pretende contribuir cientificamente para o aumento do conhecimento e informação dos sistemas e interação entre robôs e humanos, potenciando o seu desempenho nas áreas de impacto do 2Ai.
Assim os alunos tiveram contacto com esta realidade que concilia técnicas de aprendizagem automática, que compreendem processamento de linguagem natural e visão computacional, que são aplicadas para extrair informações e para fornecer conhecimento a sistemas de decisão inteligentes automáticos e a sistemas de colaboração entre humanos e Inteligência Artificial (IA). Tiveram oportunidade de consolidar conceitos tais como Sistemas Inteligentes, Colaboração Inteligência Artificial-Homem e Robótica, como ao nível do desenvolvimento de novas abordagens de treino inteligente, e, para o desenvolvimento de interfaces naturais e aumentadas na iteração e controlo do meio envolvente.
Os alunos das turmas de Eletrónica e Telecomunicações também tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa do IPCA onde constaram as possibilidades e opções que podem ter no caso de prosseguirem estudos para o ensino superior.

Alunos da Escola Profissional de Barcelos visitam o Museu da Olaria de Barcelos e participam na atividade “Do Património imaterial ao material – Batalha das Flores: Escultura cerâmica de Ana Almeida Pinto”

Esta atividade teve como objetivo consolidar conhecimentos no âmbito do tema “Identidade Regional” da disciplina da Área de Integração. Procurou-se dar a conhecer aos alunos a importância de valorizar o património natural e cultural, cultivando o gosto pela recolha de tradições e manifestações socioculturais.

Os alunos ao visitar o museu conheceram alguns dos barristas mais conceituados da nossa região, visualizaram um documentário sobre a Lenda das Cruzes e ainda tiveram a oportunidade de criar as suas próprias peças em barro, com empenho e motivação.

Foi uma atividade enriquecedora que permitiu a partilha de saberes num contexto, onde a cultura e as tradições, se entrelaçam e suscitam nos alunos, um interesse pela arte,

como elemento transversal e multidisciplinar da nossa identidade regional.  Participaram nesta atividade os alunos do 1º ano do Curso Profissional de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel, no dia 24/11/2021.

 

Em Relação ao Museu de Olaria de Barcelos sabias que:

Foi inaugurado a 29 de Julho de 1995. O Museu de Olaria possui um acervo com mais de 9000 peças, maioritariamente provenientes do concelho de Barcelos mas também de outras regiões de Portugal e dos países lusófonos. Uma razão para o visitares com amigos e família. Aqui fica o desafio!

Demonstrações de Tecnologias industriais i4.0 

A Escola Profissional de Barcelos, convidou o Centro tecnológico Citeve para  uma série de sessões que envolveram os alunos da Escola.

Procurou-se com estas sessões técnicas a sensibilização dos alunos para as áreas de saber e profissionais no âmbito do projeto Pense a indústria 4.0, recorrendo a equipamentos “transportáveis”.

Na demonstração e experimentação por parte dos alunos, estes tiveram a oportunidade de constatar boas práticas de inovação, Robots, Impressoras 3D, Óculos de Realidade Aumentada, Exosqueletos, entre outras tecnologias.

Estas sessões decorreram com objetivo de projectarmos nos alunos uma abertura para desafios futuros através de demonstrações de tecnologias industriais em que os alunos puderam vivenciar experiências novas, potenciando assim o aumento das suas competências técnicas e pessoais.

Alunos promovem campanha no âmbito do dia internacional da tolerância.

No passado dia 16 , comemorou-se o Dia Internacional da Tolerância, que visa  promover a diversidade cultural, implementar políticas de tolerância para o reconhecimento dos direitos humanos universais e liberdades fundamentais. Foi proposto às turmas a realização de atividades relativas à temática, com o objetivo principal de promover uma resposta educacional contra a discriminação e a violência a partir do cultivo do respeito por todas as pessoas, sem distinção de cor, género, classe, orientação sexual, nacionalidade, etnia ou identidade religiosa. As turmas empenharam-se nas atividades e elaboraram  diferentes trabalhos. Tornou-se uma atividade que despertou a consciência para a necessidade de saber estar numa sociedade tão diversificada.

Os alunos apelaram a comunidade escolar para o Ser Tolerante no sentido que todos reconheçam, aceitem e defendam os direitos humanos fundamentais

Sabias que:

O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995).

Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através da Resolução 51/95 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 12 de dezembro de 1996.

  • Atividade dia da tolerância

Dia Internacional dos Trava-Línguas

Para celebrar o Dia Internacional dos Trava-Línguas, comemorado no passado dia 14 de novembro, os alunos da Escola Profissional de Barcelos realizaram uma série de atividades com o objetivo de promover a riqueza da diversidade linguística e cultural, desenvolver habilidades de leitura e escrita, conhecer e dar a conhecer o que são trava-línguas e desenvolver a consciência fonológica por meio, da exploração das palavras.
Para além da interação com a comunidade escolar, os alunos também puderam partilhar conhecimentos com a população local.
Os alunos mostraram-se muito empenhados e motivados nesta partilha.
Sabias que:
Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua. Ouve um dos exemplos na publicação
Magusto 2021, envolve a comunidade escolar da Escola Profissional de Barcelos.
No dia 11 de novembro a Escola Profissional de Barcelos celebrou com alunos e docentes e comunidade o dia de São Martinho.
Foram assadas castanhas e distribuidas por toda a comunidade escolar que deste modo, confraternizou com o aconchego de castanhas quentinhas e musica ao vivo. Esta atividade reforçou os laços entre alunos e comunidade e reforçou integraçao e inclusão dos novos alunos num espirito de partilha e convivio entre todos. Esta atividade foi realizada no espaço exterior e contou com uma manhã de sol ou não fosse o dia atribuido ao “verão de São Martinho”.

Atividade:

Alunos da Escola Profissional de Barcelos em visita técnica ao IPCA

A Escola Profissional de Barcelos levou os alunos a uma visita técnica ao IPCA- Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Os alunos tiveram a oportunidade de assistirem a demonstrações e partilha de conhecimentos que permitem a consolidação de competências nas áreas da mecatrónica automóvel, robótica e eletrónica.

Visitaram o Mechatronics factory Lab. Um laboratório inspirado no futuro do fabrico industrial – factory 2050 e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel.   Os alunos das turmas de Técnico/a de mecatrónica automóvel tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa do IPCA onde constaram as possibilidades e opções que podem ter no caso de prosseguirem estudos para o ensino superior.

  • visita ipca 11 11 2021

Atividade: Peça de Teatro “Em Pessoa” – 10 de Novembro de 2021.

A Escola Profissional de Barcelos leva alunos ao Theatro Gil Vicente para  assistirem à peça “Em Pessoa”, apresentada  pela  CTB – Companhia de Teatro de Braga.

Assim os alunos do 3º ano do curso de Mecatrónica Automóvel tiveram a oportunidade de assistirem a esta peça de teatro que permitiu consolidar os conhecimentos acerca de Fernando Pessoa. Esta iniciativa procurou sensibilizar os alunos para eventos culturais num espirito de enriquecimento pessoal e colectivo e de partilha.

Acerca de Fernando Pessoa, sabias que: 

Foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português.  Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888 e  faleceu a 30 de novembro de 1935.

A tua Escola em: https://www.epbarcelos.pt

  • teatro barcelos

Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) a Escola Profissional de Barcelos organizou a Palestra “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável“ proferida pelo Dr. Nuno Oliveira. No final do evento foi distribuído um lanche saudável a cada aluno envolto num saco reciclável para recordarmos este dia!

ESCOLA PROFISSIONAL DE BARCELOS EM DESTAQUE NO JORNAL BARCELOS POPULAR 

Mostra de práticas oficinais dos cursos de Técnico/a Mecatrónica automóvel e Técnico de Eletrónica e Telecomunicações no centro de Barcelos

 

  • jornal barcelos popular

Sessão de encerramento ano letivo 2020/2021.

Este dia contou com uma sessão de encerramento com os alunos que transitam de ano, destacando as turmas finalistas.

 

As turmas finalistas são premiadas com bolo e brinde supresa. Desejamos a todos os finalistas sucesso a todos os níveis. Estamos aqui para vos apoiar!

  • ENCERRAMENTO

Mostra de práticas oficinais dos cursos de Técnico/a Mecatrónica automóvel e Técnico de Eletrónica e Telecomunicações no centro de Barcelos

 

A Mostra dos cursos profissionais da Escola Profissional de Barcelos da ACIB, criou forte impacto no centro da cidade de barcelos em dia de feira

semanal, onde centenas de pessoas ao verem o impacto da atividade levada a cabo, procuravam inteira-se sobre a mesma. Alguns referiram, que ficaram com

“dicas” técnicas sobre estas áreas profissionais que desconheciam.  Pais e seus educandos mais jovens aproveitaram para conhecer a Formação

Profissional levada a cabo pela Escola e pela ACIB. Esta atividade procurou sensibilizar a comunidade em geral  para a importância dos cursos

profissionais que potenciam empregabilidade de jovens preparados tecnicamente  como permitem o acesso ao ensino superior.

  • foto atividade agosto

Mostra de Práticas Oficinais dos cursos de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel e Técnico/a de Electrónica e Telecomunicações, no centro de Barcelos!

Visita dos alunos do 12 ano de mecatrónica automóvel ao Mechatronics Factory Lab é um laboratório inspirado no futuro do fabrico industrial – Factory 2050 – e nas tendências das oficinas inteligentes no sector automóvel.

Sessão de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais nas Escolas

Uma palestra com ações de demonstração e experimentação recorrendo a equipamentos “transportáveis”.

Pretendeu-se através dos alunos consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. Cada aluno desenvolveu uma frase num laço azul e deste modo convida-nos a uma reflexão sobre este problema ainda presente.
Esta atividade pretendeu despertar a consciência de todos os alunos, encarregados de educação e comunidade em geral, sensibilizando para a importância de prevenir e promover a proteção dos direitos das crianças e jovens, nomeadamente a proteção dos maus-tratos.
Para mais sorrisos e crianças felizes!

Lançamos o desafio aos alunos e o resultado foi o melhor, uma decoração de frases sobre a prevenção dos maus tratos na infância 

e

Boa sorte aos alunos, Rodrigo Carvalho, Hugo Xavier e André Filipe que participam no desafio Sitestar, uma iniciativa DECOJovem

ABRIL MAIS TRATOS

Os alunos participaram numa VISITA VIRTUAL AO JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA, que decorreu hoje às 11h, guiada por Tiago Carrilho, do Centro Pedagógico do Jardim Zoológico no canal YouTube ABAE. Esta visita teve como intuito festejar o Dia Mundial da Vida Selvagem. Esta atividade está integrada no projeto Ambiente e Sustentabilidade.

Certificado-Passeio-Pelo-Jardim_ EPB_page-0001
Árvores de Natal criadas pelos alunos da Escola Profissional de Barcelos com materiais recicláveis.
Parabéns a todos pelo esforço e dedicação

  • 132668830_3681194771903103_3894815206664448525_n
  • 132462362_3681211105234803_7237683153462393086_n
  • 132411391_3681214811901099_8034498553101732139_n
  • 132410050_3681207608568486_1935046377543732507_n
  • 132721859_3681203098568937_7944905261681970091_n
  • 132403945_3681203041902276_8087299934284370756_n
  • 132189232_3681203048568942_7254697509734606874_n

Alunos visitam FIL em Lisboa

Os alunos do 2º ano do curso profissional Técnico de Mecatrónica Automóvel e os alunos do 3º ano do curso Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica Automóvel acompanhados pelos formadores Luís Diogo Malheiro e Vânia Faria, no dia 24 de novembro, deslocaram-se a Lisboa para visitarem o 7º Salão de Equipamento Oficial, Peças, Mecânica, Lubrificantes, Componentes e Acessórios para Veículos Ligeiros e Pesados – Mecânica – FIL. A visita enquadrou-se nos conteúdos lecionados nas disciplinas técnicas da área da mecânica automóvel

Visita de estudo ao Theatro Gil Vicente em Barcelos

No passado dia 19 de novembro, os alunos do CEF T3, Mecânico de Automóveis Ligeiros, realizaram uma visita de estudo ao Theatro Gil Vicente em Barcelos. Esta visita foi realizada no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa inserida nos conteúdos abordados no módulo “Textos de Teatro” e surgiu com o intuito de aproximar os nossos alunos da cultura da nossa cidade e também que os formandos pudessem perceber a importância do teatro na cultura portuguesa e na sua própria formação cultural. Os formandos mostraram-se muito motivados e participativos durante a atividade e, no final, o resultado foi muito positivo.

Trabalhos realizados no “Dia Mundial da Alimentação”

Para comemorar o “Dia Mundial da Alimentação” a docente Sofia Araújo na disciplina de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, realizou com os alunos do 1º ano do Curso CEF – Mecânico/a de Automóveis Ligeiros cartazes com a Roda dos Alimentos e com a quantidade de açúcar existente em diferentes alimentos. Os cartazes foram expostos na escola para todos os alunos terem acesso à informação. O principal objetivo era sensibilizar os alunos para a adoção de boas práticas alimentares, uma vez que a alimentação nesta faixa etária assume um papel muito importante no desenvolvimento emocional, intelectual e social de todo o ser humano.

Ação de Sensibilização – Segurança Rodoviária – DIREST – “Estrada Segura”

No âmbito do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada realizou-se nas instalações da Escola Profissional de Barcelos e no dia 8 de novembro de 2019, uma Ação de Sensibilização – Segurança Rodoviária – DIREST – “Estrada Segura” administrada por Agentes do Programa Escola. Na ação de sensibilização foram abordados os seguintes temas:

Visita de estudo ao Museu de Olaria de Barcelos

O formador Avelino Cruz, no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Atual do Curso de Educação e Formação Tipo2 – Mecânico/a de Automóveis Ligeiros – 2º ano e na disciplina de Área de Integração do Curso Profissional – Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica Automóvel, no mês de novembro, efetuou com os alunos das respetivas turmas uma Visita de estudo ao Museu de Olaria de Barcelos. A visita teve como objetivo conhecer e identificar património local, reconhecer a importância do património na identidade local; constatar a importância do património como atividade económica e valorizar o património local. Os formandos foram presenteados com uma visita ao Museu de Olaria e uma peça em barro por eles efetuada. Esta iniciativa permitiu aos alunos uma reflexão sobre a importância do património local.

Torneio de Futebol de Natal

Realizou-se pelo terceiro ano consecutivo no último dia de aulas do primeiro período o Torneio de Futebol de Natal. Participaram os alunos das cinco turmas da Escola Profissional de Barcelos. O 3º ano do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial foi o responsável pela organização da atividade em conjunto com o Professor de Educação Física. Este torneio tem como objetivos proporcionar um convívio de natal no final do período escolar com uma componente grande de atividade física. Serve também como incentivo à prática do desporto/vida saudável e como uma vivência de competição desportiva que para muitos foi a primeira vez que o sentiram. O Professor avaliou a atividade como excelente, tanto ao nível da participação de todas as turmas, que tiveram um excelente comportamento em campo e na bancada, como ao nível da turma organizadora no próprio dia do torneio que fez com que tudo decorresse dentro do planeado.